skip to Main Content

“Somos todos aprendizes de um ofício em que ninguém jamais se torna mestre.”
Ernest Hemingway

Avaliação Diagnóstica

etapa um

A avaliação diagnóstica da competência textual e escrita é uma etapa exigida de todos que procuram a Mentoria da Palavra para desenharmos um itinerário educativo personalizado que realmente funcione.

Ao contratar nossa avaliação diagnóstica, você receberá por e-mail uma proposta de texto para produzir e nos enviar. Nós iremos ler e analisar a sua produção, buscando fazer um mapeamento das suas dificuldades e competências atuais para servir de subsídio na elaboração de uma proposta individualizada de mentoria.

Quais aspectos são levados em conta na avaliação diagnóstica?

Além da verificação inicial de ortografia, gramática e sintaxe, observamos se os recursos linguísticos que você utiliza no seu texto são os mais apropriados para aquele contexto de uso da língua.

Não se trata, portanto, de apontar um modo “certo” e eliminar um outro supostamente “errado”, mas de mostrar que a boa escrita é um processo consciente de escolhas de linguagem que fazemos para atingir nossos objetivos numa situação comunicativa específica (que pode ser uma redação para concurso, uma carta de amor ou um plano de vendas).

Com base nesse mapeamento de objetivos, contexto de comunicação e público-alvo (para quem o texto foi escrito), observamos se a estrutura textual está adequada e se o registro de linguagem é eficiente – isto é, se as suas escolhas de linguagem ajudam você a alcançar seus objetivos junto ao leitor do seu texto.

Ao final dessa análise, enviamos para você um relatório descrevendo os problemas e acertos que encontramos no seu texto, bem como as nossas sugestões para que ele se torne uma estrutura mais clara, coesa e coerente, além de adequada ao seu público-alvo e à situação comunicativa.

Vamos começar?

Para iniciar a sua aprendizagem individualizada de produção textual, o primeiro passo é contratar o nosso serviço de avaliação diagnóstica.

Dúvidas?

Envie um e-mail para nós em
diegugeler@gmail.com