skip to Main Content

“Somos todos aprendizes de um ofício em que ninguém jamais se torna mestre”.
Ernest Hemingway

Ensino individualizado de produção textual

Por que “ensino individualizado”?

Se você fizer uma busca despretensiosa pela internet, encontrará rapidamente muitas publicações que prometem ajudar qualquer pessoa a escrever. São as “melhores dicas”, as “maneiras infalíveis”, os “como fazer em poucos passos” que, apesar de conterem informações úteis, partem de um mesmo equívoco: o de que, para escrevermos bem, bastaria aplicar um conjunto de regras gerais.

Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer ‘escrever claro’ não é certo, mas é claro, certo?

Luis Fernando Veríssimo

Aqui na Mentoria da Palavra, sabemos que o conhecimento das regras de gramática e estrutura textual não é suficiente para se produzir um bom texto. Em função disso, a grande oferta de listas e manuais de redação disponíveis na internet infelizmente não resolve as dificuldades de escrita de ninguém. E por uma razão simples: cada pessoa que escreve possui limitações e competências específicas, assim como níveis de prática e entendimento de texto bastante variados. E é claro que os manuais e listas de caráter geral não conseguem dar conta dessa multiplicidade de aspectos individuais que tanto interferem na produção de textos.

Nossa proposta de trabalho, em contraste com a visão generalista e descontextualizada de muitas publicações da internet, é individualizar o ensino da produção textual. Para isso, realizamos o mapeamento preliminar das dificuldades e objetivos do estudante, levando em conta suas competências adquiridas (o que ele já sabe fazer) e necessidades (o que ele precisa aprender a fazer para alcançar seu propósito).

Nossa proposta é desmistificar o aprendizado da escrita sem minimizar a sua dificuldade.

Conheça nosso processo de ensino individualizado

de produção textual em três etapas:

Vamos começar?

Para iniciar a sua aprendizagem individualizada de produção textual, o primeiro passo é contratar o nosso serviço de avaliação diagnóstica.

Dúvidas?

Envie um e-mail para nós em
diegugeler@gmail.com